top of page
DSC_1690 copiar_edited.jpg

Sobre mim

Prazer, meu nome é João Rios Mendes. 


Sou filósofo, professor, fotógrafo, escritor e artista. 

Eu nasci em Caxias, no interior do Maranhão, em 1961. Cheguei em Brasília aos 11 anos de idade, morando no Gama e, posteriormente, na Ceilândia. Meu pai era vigilante noturno e tinha dez bocas para alimentar, então tínhamos que ajudar de alguma forma. Já fui vendedor de picolé, trabalhei em feiras vendendo pinga e caldo de mocotó e também fui office boy do Jornal de Brasília. 

Desde cedo, entendi que o conhecimento era a chave que abriria as portas da minha vida, então nunca deixei de estudar. Me formei em Geografia e tenho uma pós-graduação em Gramática, Texto e Discurso e outra em Direito Constitucional e Legislativo. Sou concursado do Senado Federal e fotógrafo profissional de natureza, especializado em aves. 

Há cinco anos, eu me dedico à filosofia e às artes marciais, além de publicar livros de fotografia, poesia, romance e estudos políticos. 

WhatsApp Image 2022-08-25 at 18_edited.jpg

João Rios 
e a fotografia

Meu primeiro contato com a fotografia foi em 2008, em uma oficina de fotografia oferecida pelo Senado Federal. Já de primeira, me senti completamente encantado pelo ramo de natureza e passei a estudar livros e revistas dedicados a essa arte, além de frequentar cursos de aperfeiçoamento. Em pouco tempo, conheci também um grupo de passarinheiros que me permitiu vivenciar uma das maiores experiências conhecidas de imersão e contato com a natureza. A partir de então, me especializei na fotografia de pássaros.  

 

Hoje, sou presidente dos fotoclubes Luz na Lente e Candango Fotoclube, ambos em Brasília, e já tenho quatro livros publicados sobre o assunto, além de participar da programação oficial dos principais eventos de fotografia da capital e ter vários dos meus cliques premiados nos mesmos.

Conectando pessoas ao pensar

Desde 2018, eu venho me dedicado ao estudo da filosofia clássica e suas aplicações práticas na vida cotidiana. Nos ensinamentos dos filósofos da Grécia Antiga, como Platão, Sócrates, Aristóteles e Pitágoras; e nos estóicos Zenão, Sêneca e Marco Aurélio; além dos orientais Buda e Confúcio; compreendi a chave para trazer leveza para a minha vida, lidar com obstáculos e cultivar a disciplina e a determinação para realizar projetos adormecidos desde a infância. 

 

A leitura diária desses pensadores me permite ampliar minha visão de mundo constantemente, me levando a uma vida cada vez mais feliz, com relacionamentos mais saudáveis e aprofundados, valores morais estruturados, propósitos de vida bem definidos e a certeza de qual é a diferença que desejo causar no mundo.

Hoje, eu olho para a minha trajetória e me vejo um ser humano melhor. Decidi que, ao final da minha vida, quero ser lembrado como alguém que aproveitou a chance de fazer a diferença na vida das pessoas. Cada um tem a sua maneira de causar um impacto no mundo, e a minha é através da filosofia.

USADA WhatsApp Image 2022-08-25 at 18.09_edited.jpg
bottom of page